Charybdis

Charybdis à esquerda e Scylla à direita.

     Charybdis ou Kharybdis era um monstro do mar, depois racionalizada como um redemoinho e considerada um perigo para a navegação no Estreito de Messina.
     Charybdis foi uma bela nereida filha de Poseidon e Gaia. Ela assume a forma de uma enorme criatura, cujo rosto é tudo boca e cujos braços e pernas são barbatanas.Ela engole uma enorme quantidade de água três vezes ao dia, antes de arrotar-lo de volta novamente, criando grandes redemoinhos capazes de arrastar um navio debaixo d'água. Em algumas variações da história, Charybdis é simplesmente um grande redemoinho ao invés de um monstro marinho.
      Uma vez que uma linda donzela, Charybdis era leal a seu pai em sua briga interminável com Zeus. Ela montou as marés famintas depois que Poseidon despertou uma tempestade, direcionando-as para as praias, destruindo vilas inteiras, submergindo campos e afogando florestas , trazendo tudo em seu caminho para o mar. Ela alegou tantas terras para o reino de seu pai, que Zeus ficou furioso e transformou-a em um monstro.
     Na mitologia, Charybdis encontra-se em um dos lados de um canal estreito. Em frente a ela é Scylla, outro monstro marinho. Os lados do Estreito estão dentro de uma flecha do outro, e marinheiros que tentam evitar um deles virá ao alcance do outro. "Entre Scylla e Charybdis" significa, portanto, a ter que escolher entre dois perigos, e em ambos caminhos, há dano.
     O tamanho teórico de Charybdis permanece desconhecida, mas a fim de consumir navios gregos, o redemoinho pode ser estimado a cerca de 75 metros de diâmetro. Charybdis tem sido associada com o Estreito de Messina, na costa da Sicília e em frente a uma rocha no continente identificado com Scylla. O redemoinho existe lá, causada por correntes de reunião, mas raramente é perigoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário