Hades.


     Deus do Submundo, filho de Cronos e Rea, irmão de Zeus e Poseidon, casado com Perséfone, quem raptou do mundo superior. Ele a traiu duas vezes, uma quando teve um caso com a ninfa do Cócito e também quando se apaixonou por Leuce, filha do Oceano.
     Conseguiu o domínio do Submundo através de uma luta contra os titãs, em que ele e seus irmãos venceram, sendo dividido o céu e a terra para Zeus, o mar para Poseidon e as profundezas para Hades.
     Era um deus quieto, com o nome quase nunca pronunciado. Temido, pois no seu mundo sempre haviam espaços para as almas. O Submundo era dividido em duas partes: Érebo, onde as almas ficavam para julgamento para receber seus castigos ou recompensas; e o Tártaro, parte mais profunda, onde os titãs ficavam aprisionados. Era presidente do tribunal e era ele quem dava a sentença.
     Além das sombras e almas encontradas em seus domínios, era também cuidadosamente vigiado pelo Cérbero que era seu cão de três cabeças e cauda de Dragão. Era conhecido como hospitaleiro, pois nos seus domínios sempre tinha lugar para mais uma alma. O deus quase nunca deixava seus domínios para se preocupar com assuntos do mundo superior, fez isso duas vezes quando foi raptar sua esposa e a outra quando foi para o Olimpo se curar de uma ferida feita por Heracles.
     Hades tinha o poder de restituir a vida de um homem, mas fez isso poucas vezes e muitas delas a pedido de sua esposa. Também conhecido como o Invisível, pois com a ajuda do seu capacete que o protege de todos os olhares. Este capacete também foi usado por outros heróis como Atena e Perseu.
     Hades não era o deus da morte, mas sim o deus da pós-morte, pois comanda as almas depois que as pessoas morrem. Ares e Cronos são responsáveis pela morte, inimigos da humanidade. Hades era temido apenas pela sua fama.

E para mim, é o melhor deus de toda a mitologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário